13 de jun. de 2009

ANARTE/PI - Nossa Força é Você!

*************************************************
QUEM SOMOS?


A Associação Nordestina de Arte-Educadores Núcleo Piauí, a ANARTE/PI( em processo de mudança para Associação Piauiense dos Professores de Arte - APARPI), mais que um simples nome, uma marca que quer ser sinônimo de profissionalismo, compromisso e seriedade para com a luta pela valorização dos profissionais de Ensino de Arte e dessa disciplina nas diferentes instituições. Pois entendemos que esta é também uma forma de valorização da Arte no nosso país. Almejamos que esta nossa marca não seja apenas mais uma no universo de tantas desse aceano imaginário e imagético em que estamos mergulhados.

Queremos que seja impressa na alma e nos corações daqueles que amam, honram e dignificam o Ensino da Arte com força, perseverança e atitude ante a sociedade.

É com vista a, maior e melhor, interação entre os Professores de Arte, no sentido de juntos podermos lutar a fim de conquistarmos condições dignas de trabalho, valorização profissional e formação continuada de qualidade.


A marca...

A logomarca com dois pontos de interrogação conectados sinergicamente entre si rompem um quadrado e a simbologia desses elementos constitutivos da logomarca é a seguinte:


  • A dupla interrogação dispostas sinergicamente traduz as forças opostas, mas complementares da vida, no caso em apreço, da vida profissional impulsionada pela investigação, que faz avançar os estudos sobre determinado fenômeno. O possível antagonismo ou diferença é vencido pela complementaridade ou ainda o que pode ser denominado por unitas multiplex, típicas, não só da dialética, mas dos tempos atuais. Em tal leitura reside a marca da reciprocidade identitário/alteritária;

  • O quadrado representa o que é considerado normatizado, convencionado, conformado, viciado, acomodado;

  • Por fim, a diagonal ascendente que a leitura geral nos permite perceber, representa a mudança, a dinâmica, os avanços que desejamos atingir, pois saímos de um ponto inferior para então atingirmos um outro superior.

Dessarte, a logomarca nos apresenta a investigação, a curiosidade, o questionamento, a problematização como molas propulsoras da atividade docente, da valorização do professor, da qualidade que se deseja atingir no duo processual do ensino e da aprendizagem em Arte. Em suma, é a problematização que nos faz vencer as barreiras da normatização e avançar na produção de conhecimento na área. Tudo nela nos leva para a congregação, para a discussão, para a colaboração. A logomarca da associação se completa com o seu lema: “Nossa força é você”, uma conclamação integradora em que novamente aparece o duo identitário/alteritário que é a essência da logomarca.

CRÉDITOS DO TEXTO:
Profª Drª Pollyanna Jericó Pinto Coelho
Docente do Departamento de Artes Visuais - UFPI
Anartista




Um comentário: